sábado, 6 de junho de 2009

Apple: Sono Tranquilo

Enquanto dirigia até o cinema, Apple ficou pensando sozinha, quando ela faz algo de errado, dorme tranquilamente, e quando faz algo certo, perde o sono. Que consciência é essa que apita dentro dela quando não faz nada ilegal ou imoral? Para quando mente, um sorriso irônico e a impressão de não ter feito nada demais, como se tivesse programada. Para ocasiões onde diz a verdade, uma pontada de culpa que invade o pensamento.
Se uma amiga, acima do peso, pergunta "Estou gorda?", se responder que sim, se sentirá culpada, se responder que não, fará sua amiga feliz, e receberá um sorriso em troca da mentirinha inocente. A lei da recompensa. Mentir = Sorriso, Verdade = Choro. Isso vem com ela de berço. Seus pais lhe ensinaram ser assim, e ela continua com esse jogo de inversão de certo e errado.
Descia do carro no estacionamento pensando na desculpa que daria para seu atraso. Ao invés de dizer que ficou enrolando para sair, por causa do frio, pensou em colocar a culpa no trânsito, no portão do condomínio que não abria, qualquer coisa, que transferisse a sua culpa. Mentir ficou mais fácil, por mais que isso lhe custe gastar muito tempo pensando na mentira.
Contando a verdade, sua amiga pensaria que ela não queria lhe encontrar. A mentira é mais tentadora. Após o cinema ela irá voltar para casa, e dormir tranquila, consciência limpa, apesar de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário