sábado, 13 de junho de 2009

"The Little Buddha" e "The Matrix"?

Ganhei de aniversário alguns dvds, um deles é "The Little Buddha", um filme que acho lindo, de Bernardo Bertolucci, que faz parte da minha lista de filmes favoritos. Foi filmado em 1993 e tem no elenco Keanu Reeves, entre outros não tão conhecidos. Conta a história de um monge budista de alto grau (Lama) que vai em busca da reencarnação de seu mestre. Quando ele encontra um garoto americano, lhe dá um livro com gravuras de presente. Esse livro conta a história de Buddha, de uma forma lendária, feita para crianças. Quem vive Siddhartha Gautama (Buddha) no filme é exatamente nosso conhecido Keanu. Onde quero chegar? Já citei esse filme em um dos meus primeiros posts desse blog, mas ontem, quando assisti esse filme pela segunda vez, reparei em alguns detalhes que me fugiram da primeira vez que vi.1 - Mara, o demônio do ego, tentou distrair Siddhartha enquanto ele tentava atingir a iluminação, e em sua conversa, cita o "arquiteto". Quem não se lembra do "arquiteto" de Matrix?
2 - Em outro diálogo, surge a frase "...para toda ação existe uma reação...". Frase também dita por Merovingian, o francês, enquanto saboreia uma taça de martini com uma azeitona. Cena onde Trinity, Morpheus e Seraph vão até a boate do francês, para libertar Neo, no segundo filme da trilogia The Matrix Reloaded.
3 - Viver em uma realidade falsa, criada por outros para que se sinta bem, ou algo assim, é o que o pai de Siddartha faz, criando seu filho dentro de seus castelos, sem conhecer a velhice, a morte, o sofrimento e a doença. Parecido com a idéia da Matrix, onde humanos vivem algo que não é real, é um programa.
4 - Sitações ou idéias budistas. Existem nos dois filmes. São muitas e não lembraria agora. Tenho que ver mais uma vez a trilogia Matrix para dizer exatamente onde aparece.
Cheguei ao ponto de pensar: se "The Little Buddha" é de 1993 e "The Matrix" é de 1999, Keanu levou as idéias aprendidas, quem escreveu Matrix tirou algumas idéias do fime de 93, ou é pura coincidência? Bem, provavelmente a terceira resposta deverá ser a mais escolhida, mas para mim só existe um escolhido: Keanu Reeves. Putz, viver Buddha e Neo é demais para um único ser humano...Nota: 8,5

4 comentários:

  1. Finalmente algo que realmente me chama a atenção....otimo post.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que legal isso, Sou fã de matrix e estudo Budismo Tibetano, Resolvi pesquisar sobre o filme Little Buddha e caí aqui, gostei bastante de ter lido este artigo. É bom saber que há mais referências dentro do Matrix. Fiquei mais interessado ainda em ver o Little Buddha.

    ResponderExcluir