sábado, 20 de fevereiro de 2010

Assista: The Imaginarium of Doctor Parnassus!

Geralmente, só de bater o olho em uma capa de livro, ou no título dele, já sei se vou gostar ou ao menos sei que vou fazer o sacrifício de ler (caso eu não tenha tempo hábil), acontece o mesmo com filmes. Ao bater o olho na imagem acima, me deu muita vontade de ver o filme. Ao ver o trailer, fiquei com mais vontade ainda. Eu não sabia que esse era o último filme de Heath Ledger, para mim ele tinha morrido logo após o final das gravações de Batman, o Cavalheiro das Trevas.
Mais uma vez eu sinto que roubaram um sonho meu e o transformaram em filme. Me lembra muito o estilo de Tim Burton, que gosto muito, e apesar de ter Johnny Depp, não foi dirigido e idealizado por Burton, mas sim por Terry Gilliam, eternamente lembrado por ter feito parte da trupe televisiva Monty Python. Segue o fato: o filme é muito bom! Apesar do Heath ter morrido durante as gravações, Terry conseguiu terminar sua obra prima com bastante classe e fez sentido dentro da loucura do enredo.
Uma das coisas que mais curti no roteiro, é que lembra muito um livro que escrevi e que ainda não tive coragem de ir atrás de publicar. Provável que quando o faça, já terão usado todas as minhas idéias dele. No meu livro, um homem muito sábio também é tentado por um demônio com a promessa de vida eterna, em troca de seu filho... é...mais uma vez meu livro ficou pra trás. Será que dá para fazer datação de carbono no original do meu livro para provar que escrevi em 1997...
Vamos ao filme:
O imaginário de Dr. Parnassus é uma trupe itinerante, composta por Dr. Parnassus, sua filha de 16 anos Valentina, o anão Percy e Anton, o ajudante apaixonado por Valentina. Eles viajam o país (Inglaterra), levando histórias as pessoas, que não tem tanto interesse em ouvir.
Oferecem um lindo espetáculo através de um espelho, onde um mundo criado pela imaginação do milenar Dr. Parnassus os faz tomar a escolha do certo e do errado. Tudo parece correr bem na pobreza onde estão acostumados a viver quando aparece o misterioso Sr. Nick.Segundo Parnassus, esse sr seria o próprio diabo, e que teriam feito um pacto a muitos anos atrás, e seguindo várias apostas, deu vida eterna ao Dr. Parnassus e lhe concedeu o poder do imaginário através do espelho. Sr. Nick quer sua filha Valentina, e quem coletar 5 almas primeiro, ficará com a menina. A coleta de almas se dá através do espelho, na escolha das pessoas pelo certo ou pelo errado.
O anão Percy, parece o Mini Mim.
Nesse ponto surge esse homem misterioso (Heath Ledger), que parecia morto, enforcado sob a ponte. Valentina e o resto da trupe o salva e ele começa a ajudar nos espetáculos, já que se diz desmemoriado, e quer ajudar em troca de lhe terem tirado debaixo da ponte. Sua vida é cercada de mistério...
Valentina e Anton, o mágico de cartas.

Dr. Parnassus desconfia que Tony trabalha para o Sr. Nick e que quer lhe propor outra aposta, e ele está desesperado para salvar sua filha da aposta. Parece o Dumbledore não é?

Tony, tem a idéia de transformar o formato do espetáculo para trazer mais clientes. Ele escutou a conversa do Sr. Nick e de Parnassus e quer ajudar a coletar as almas para que Valentina fique com eles.
Essa é Valentina, que tem 16 anos no filme. Na vida real tem 22!

Aqui começa a primeira transformação de Heath Ledger, já que ele morreu antes de terminarem o filme. Quando ele entra no espelho, junto com a primeira cliente, ele se transforma. Lá qualquer um pode ser quem quiser (boa sacada para usar outros atores né?) e Tony se transforma em Barry (Johnny Depp). Tony tem um dom de convencer as pessoas, e sendo assim convence essa primeira cliente a seguir pelo bom caminho, ajudando assim a coletar a primeira alma para Dr. Parnassus.
Tony na verdade deve dinheiro a máfia russa, e nesse ponto exato do filme, ele entra no espelho para fugir deles. Ele se lembra de quem é, mas como é procurado, decidiu fingir que não se lembrava para se manter escondido. Até agora ele já tinha recolhido 4 almas.

Ao entrar novamente no espelho, para fugir dos russos, que entram atrás dele no mundo do imaginário, Tony se transforma novamente (Jude Law), e fica maravilhado com escadas gigantes que chegam até o céu (a cena acima).
Na sua última transformação (Colin Farrell), ele leva Valentina para o imaginário e tenta levar uma vida dígna, mas seu caráter pode o manter distante dessa boa escolha. Agora, se contar mais estrago o final, certo?

Assista que você vai gostar. Se não gostar, é porque você é muito normal. Tem que ser extraordinário, como o filme para compreender sobre o que ele fala, e como nos fala. Não é para ter sentido, é para fazer você pensar. Vamos lá, corra atrás do filme e exercite sua imaginação. Um mundo como esse só se vê uma vez. Heath Ledger mais uma vez está em ótima atuação e parabéns para os três que completaram seu papel no filme. Eles doaram seus cachês para a filhinha de Heath, que tinha ficado fora do testamento. Bons garotos, bons atores, é...Hollywood também tem coração e não só um bolso. Aliás...foi uma produção independente...estão, esquece sobre Hollywood, ela só tem bolso mesmo.

Nota: 10

Um comentário: