sexta-feira, 14 de maio de 2010

Raça Rugby Ribeirão, agora também tem o Feminino!

Nunca fui uma garota muito ligada a esportes. Na infância fazia aula de educação física por obrigação. Na época do roller in line, andei muito e cheguei até a estourar o queixo em uma queda. Depois foi a fase da bicicleta, em que eu dava voltas e voltas com ela, junto com um amigo e minha irmã. Aos quinze tive a fase natação, onde de aprendiz passei a integrar a equipe de natação do SESI, por dois anos. Com o tempo vieram as faculdades, namorados, empregos, aumento na responsabilidade, no peso e na carga horária, quase não sobrando nada para atividades esportivas, e é assim que alguém se transforma em sedentária.
Time masculino de rubgy de Ribeirão Preto, o Raça Rugby Ribeirão, em um jogo contra o time Bandeirantes, de São Paulo.

O que isso tem a ver com o rugby? Tudo! Agora aos 28 anos, descobri que estava sendo formada em Ribeirão Preto, minha cidade, um time de rugby feminino. Sabendo que o jogo vem da inglaterra, e que não é muito convencional, me conquistou para assistir os treinos. No primeiro treino já fiz parte do time, que até então tinha quatro jogadoras. Hoje estamos com um total de dezesseis, e o número só cresce, em um curto espaço de dois meses. É para todas, já que não tem distinção de tamanho e peso. Exitem tanto as pequenas e magras quanto as maiores e mais cheinhas. Todos tem o seu papel dentro do jogo.O esporte é pouco divulgado e infelizmente é difícil conseguir patrocínio.

O time da cidade treina no campus da USP, e foi formado em 1992 por alunos da medicina, por isso carrega em seu brasão a águia, símbolo do curso, e um pinguim segurando uma bola de rugby, já que Ribeirão Preto é conhecido por seu bar tradicional, o Pinguim. Ao longo dos anos alguns jogadores entraram e outros saíram, e devido a iniciativa dos mesmos, acabaram incentivando a criação do time feminino, já que são eles mesmos que têm nos treinado.
Time masculino de rubgy de Ribeirão Preto, o Raça Rugby Ribeirão, em um jogo contra o time Bandeirantes, de São Paulo.

Existe a dificuldade de explicar o que é, já que a maioria das pessoas nunca ouviu falar desse esporte. Costumo explicar que é como um futebol americano, mas que se joga a bola para trás e não usa aquelas proteções. É a maneira mais fácil e curta, mas na verdade é um jogo bem complexo, devido as regras e nomes, todos em inglês. Rugby, pelo menos para mim, é o esporte com mais espírito de equipe que existe. Você precisa dos seus companheiros de jogo para executar uma boa jogada. No jogo Rugby Union, que tem 15 jogadores de cada lado, cada tempo tem 40 minutos, sendo eles dois. O terceiro tempo é quando, após o jogo, o time da casa recebe o time visitante, e todos bebem juntos. Pela tradição, o time da casa banca o terceiro tempo.
Time do Bandeirantes no bar do Marcão. Lanchinho e cerveja por conta da casa!

Como uma variação do time, nós estamos procurando seguir o mesmo estilo de brasão e nome, acrescentando somente a palavra feminino no brasão e um desenho que substitua a águia da medicina, já que nenhuma integrante do time feminino faz esse curso. O time masculino está em um campeonato no momento, e já ganhou diversos títulos ao longo desses anos de existência. A gente só tem a torcer por eles. Um dos integrantes do masculino joga hoje na seleção brasileira de rubgy, o que nos faz ter mais vontade ainda de chegar lá!
Em cima: Sis, Carol, Lívia, Miranda, Thauana. Embaixo: Alexia (eu) e Amanda.

Na foto acima está somente uma parte do nosso time. Ainda não conseguimos tirar foto com todas. Nossos treinos são de segunda e quarta e por enquanto é só treino. Não temos jogos marcados, mas agora é uma fase de pegar fôlego, treino intenso de força para aguentar ir ao chão. O treino é pesado para quem não pratica nada, como é o caso de algumas do time.
Eu tirando foto do jogo do RRR x Bandeirantes.

Em cima: Paula, Sis, Ema, Carol, Amábile e Mari An. Embaixo: Lívia, Renata, Hayashi, Eu e Amanda. Ainda não estão todas. Foto pós treino, cansadas, suadas e sujas! Viva o Rugby!
A gente se diverte! A cada treino a gente gosta mais! É possível? Sim, é!

5 comentários:

  1. Uau!!!
    Parabéééns Alexia...

    A matéria do time ficou muito legal!!!

    Li também as suas análises sobre a programaçao televisiva brasileira, hahaha, também gostei!

    Continue postando!!!

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom Alexia, adorei o texto e o "Miranda" heaiuheaiue

    Vamos fazer esse time crescer! RAÇA!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Empadinha e Carol!!! Continuem visitando o meu blog, e continuem jogando Rugby! Rs... =D

    ResponderExcluir
  4. Alexia! quero muito fazer um esporte e ando encantrada com o rugby! aonde posso treinar ou aonde me informo sobre isso???
    beijoos!

    ResponderExcluir