sábado, 1 de maio de 2010

Séries de TV aberta? Rola?

Desde que acabou o famigerado Big Brother Brasil, e essas novas ou não tão novas séries, tem passado na emissora aberta Globo, estou para fazer esse post. Mas me faltava tempo. Triste constatar que a emissora número um no Brasil, não dê a importância que merece a passar seriados norte americanos, que lá substituem as nossas novelas aqui. Não sei se produzir suas próprias séries é mais barato do que comprar o direito de exibir séries de outras emissoras, mas a Globo investe forte nas suas produções. Entra ano, sai ano, eles renovam a grade de programação com novas séries, e algumas permanecem, como o caso de "A Grande Família". A Globo só investe para comprar séries infantis no dia de hoje, mas ainda assim, comprou o direito de exibição da série "Glee", que não podemos chamar de infantil. Nesse ano, são as seguintes:

A Grande Família é exibida desde 29 de março de 2001. É uma reinterpretação da série de mesmo nome, exibida entre 1972 e 1975, mas com personagens mais atualizados a nossa realidade. Outros personagens foram incluídos, e deixou de focar apenas na família, como a cabelereira Marilda, o mecânico Paulão,  namorada do Tuco, a Gina, o chefe de repartição Mendonça, o pasteleiro Beiçola e sua namorada na temporada atual, dona Abigail, entre outros personagens que vão aparecendo ao longo da série. Dirigido por Mauro Mendonça Filho, e tem como produtor, Guel Arraes. Na minha opinião, a melhor série brasileira. Tem humor, temas atuais, sem maldade, sem apelação ao sexo e fatos que são realmente possíveis de acontecer. Vai ao ar as quintas-feiras, após a novela das nove.

Nota:10


A Vida Alheia prometia desde as suas chamadas, e nos faz pensar que as redações das revistas de fofoca podem realmente agir dessa maneira. Com o slogan "A vida alheia é mais interessante que a sua", a série trata do cotidiano da redação de uma revista semanal, inspirada em tablóides sensacionalistas americanos e ingleses. Apesar de ter tudo para ser uma boa série, o papel de Danielle Winits tem me irritado muito, o que me faz deixar de ver algumas partes. Acho que já deu a interpretação de loira fatal. Podiam dar a ela um papel que não explorasse a sexualidade, assim poderia ter certeza que seu talento provém de uma parte interna do seu corpo, o cérebro. Do mais tenho elogio para Claudia Jimenez, que está interpretando muito bem o papel da editora chefe da revista. Sempre séria e mandona, já conquistou, para mim, o melhor personagem da série televisiva. Não sei se emplaca, passa muito tarde e por mais que tenha muito assunto no mundo das celebridades para se explorar, não sei quanto mais pode ser tirado de um tema como esse sem ser exaustivo. Direção de Cininha de Paula e roteiro de Miguel Falabella. Vamos ver quantas temporadas esse sitcom sobrevive. Vai ao ar as quintas-feiras, após "A grande família".
Nota: 3

 Força Tarefa nos conta mais sobre o mundo da polícia carioca. Está na sua segunda temporada e chama minha atenção para enquadramentos e reprodução de ótimos cenários. Alguns personagens são poucos explorados, e a história gira em torno do tenente Wilson (Murilo Benício), que está um pouco, ou muito, acima do seu peso. Não sei se foi proposital, para compor melhor o personagem de um policial em uma vida decadente. A equipe da corregedoria tem que identificar e prender policiais corruptos. Ótimo. Essa série foi ao ar ano passado pela primeira vez, aproveitando a boa fama, ou não, de uma série também policial, produzida por outra emissora brasileira. Fica a pergunta se eles correram atrás do público existente que adora o formato policial. Dirigida por José Alvarenga Jr e tem como roteiristas Fernando Bonassi e Marçal Aquino. Vai ao ar as terças-feiras, após Casseta & Planeta Urgente.
Nota:10
S.O.S. Emergência é a primeira série brasileira a tratar da saúde no Brasil. Tendo tudo para ser uma série politicamente correta e abordar temas como o descaso na saúde brasileira, ela desvia nossos olhares para uma equipe divertida e maluca, e nos distrai um pouco, para esquecer os problemas reais e nos concentrar em uma série de comédia. Assisto desde o primeiro episódio e adoro os enquadramentos e sequências. Direção de Mauro Mendonça Filho (o mesmo de A Grande Familia) e criada por Daniel Adjafre e Marcius Melhem. Estreiou esse ano, no dia 4 de abril. Vai ao ar domingo, logo após o Fantástico. Espero que vingue.
Nota: 10


 Separação?! faz parte das novas séries exibidas nesse ano. É uma sitcom sobre um casal  que descobre de uma hora para a outra que não sabe mais por que continuam juntos depois de tantos anos. Mas, por alguma razão, eles não conseguem deixar para trás a vida a dois. A vida profissional também se vê em desastre e as situações de briga se dão em qualquer lugar e na frente de qualquer um. Até um casal de amigos que se dão super bem não conseguem ficar ao lado desses dois que implicam tanto um com o outro. Sinceramente só assisti meio episódio até agora dessa série, portanto não tenho muita opinião sobre ela. Parece legalzinho, mas não acho que vá vingar. Talvez o assunto acabe se tornando escasso. Vamos ver. Por não ter visto nem um episódio inteiro, dessa vez não vou dar nota. Dirigida por José Alvarenga Jr ( o mesmo de Força Tarefa)  e criada por Fernanda Young (que já foi roterista da série Os Normais) foi ao ar dia 9 de abril. Vai ao ar às sextas-feiras, após Globo Repórter.

No site da própria Globo, na parte de programação, eles separaram as séries (as citadas acima) e outra parte como comédia, com as seguintes atrações:
 "A grande família"
 "Cassseta & Planeta Urgente" 
Só faz graça em cima da própria programação da Globo, como na foto acima, imitando os personagens da novela "Caminho das Índias". Não sei o que aconteceu com esse programa, costumava ser engraçado. Hoje em dia eu espero ele acabar para ver Força Tarefa.
 "Os Caras de Pau"
Inspirado em peças dos dois, é um programa que vai ao ar de domingo, logo depois do programa do Didi. Reserva algumas risadas e ótimas frases como "...rebelde mindinho, volta pro ninho". Recomendo.

Existe ainda as opções "Zorra Total", e  "A turma do Didi", mas me abstenho de escrever algo sobre elas.

 A Globo tem ótimos programas na sua grade, como a que estréia esse ano, a Globo Mar. O programa tem como repórter Ernesto Paglia e Mariana Ferrão. Em pautas como o mar, pesca, surf e tudo que seja relacionado ao oceano, a série pretende percorrer mais de 8 mil quilômetros do território marítimo brasileiro. Vai ao ar de quinta feira, após A vida alheia.

Nota: 6

 Profissão Repórter já foi melhor. Volta esse ano para a programação, mas tem apresentado temas fracos. É uma pena já que Caco Barcellos é um ótimo profissional e tem que enfrentar inexperientes e desastrados aspirantes a repórter. Alguns episódios valem a pena, como um apresentado ano passado sobre a diferença entre bulimia e anorexia. Interessante mesmo é ver o Caco mandando eles refazerem a matéria. Vai ao ar terça-feira, após Força Tarefa.
Nota: 3


E o que dizer do SBT? Apesar de cortarem várias partes de filmes e séries para economizar tempo, eu gosto deles. Seu Silvio investe em séries gringas, apesar de colocar em horários humanamente impossíveis de ser ver. Tudo bem, não são impossíveis de se ver. Quando eu estava desempregada eu conseguia ver, mas ia dormir as 6 da manhã e acordava as 15 horas. Algumas séries passam em horário normal, mas reprisa muito, infelizmente. Mas tv paga também reprisa pra caramba. Séries próprias são poucas na programação do sbt. Persiste só os programas como "A praça a nossa", mas não dá pra considerar série. Eu acho que eles estão certos em compar, e não produzir. Já teve o "Ô Coitado" entre outras, que acabam caindo na mesmisse, como o "Saí de baixo" da globo, que chegou a cansar por perder o rumo. Melhor do que ver a série decair, é comprar de outros e jogar neles a responsabilidade. Segue a lista de séries exibidas na grade do SBT.
- Arquivo Morto (Cold Case)
- A paranormal (Medium)
- Amor imenso (Big Love)
- Arnold (Different Strokes
- A sete palmos (Six Feet Under)
- Blade
- Californication
- Chuck
- Desaparecidos (Without a trace)
- Divisão Criminal (The Closer)
- Eleventh Hour
- Em nome da justiça (Close to Home)
- Entourage
- Epitáfios
- Estética (Nip Tuck )
- Eu a patroa e as crianças (My Wife and Kids)
- Gossip Girls
- Harper's Island
- Kyle XY
- Lances da vida (One Tree Hill)
- Homens as pencas (Man in Trees)
- Moonlight
- O Mentalista (The Mentalist)
- O vidente (The Dead Zone)
- OZ
- Pesadelos e Paisagens (Nightmares and Dreamscapes)
- Smallville
- Sobrenatural (Supernatural)
- Terminator- The Sarah Connor Chronicles
- Um toque de vida (Pushing Dayses)
- Veronica Mars - A jovem espiã (Veronica Mars)

Preciso dizer mais alguma coisa? Bem, olhe a programação para saber dias e horários, se você for como eu, sem tv paga e que depende de postagens em sites para ver séries, ou de tvs que colocam em horários para coruja ver: http://www.sbt.com.br/series/thementalist/

A Record também tem seus seriados, vale a pena dar uma olhada na programação deles também.
Bom divertimento!

2 comentários:

  1. 80% dos programas que você falou eu nem nunca ouvi falar. Tudo bem, eu tenho TV a cabo, e só por isso não vejo globo/sbt/record. Não é verdade. A verdade é que não existe nada pior para passar o tempo (se divertir, como você fala) do que assistir TV. E alias, as Séries norte-americanas não substituem as Novelas por lá, são gêneros totalmente diferentes. A globo é um lixo sensacionalista, que busca fazer com que a dona de casa, e o trabalhador cansado ao sentar com o prato de comida na frente da televisão, chore ao ver bebes sofrendo ou garotos sendo arrastados por carros. O SBT tem seus excelentes programas do Silvio Santos, e as vezes o Chaves. O resto inclusive as séries, são tudo na maioria das vezes um lixo, dublado e barato(resto) dos EUA. A Record é protestante até nas seleções de programas.

    Então a questão seria: "TV Aberta, Rola?".
    Isso não é uma propaganda para você fazer um gato de TVA em casa. Longe disso. E sim, se distrair com tantas outras coisas favoráveis para se fazer por aí. Ou se não tiver outra saída, que ligue num canal educativo pelo menos. E pare de escutar a musiquinha do Jornal Nacional, ou do Datena, e todos esses outros lixos jornalísticos que ganham prêmios neste país(e fora dele).

    ResponderExcluir
  2. É difícil argumentar quando não se tem tv paga. Eu vejo cultura, mtv, entre outras. Não é porque eu quis comentar sobre séries, que só veja isso. Quando vou na casa da minha mãe, e ela tem tv paga, ela mesmo reclama que reprisa demais. Eu gosto de séries para me distrair sim, mas vejo outras coisas com certeza. Se um dia rolar o post de tv aberta x tv paga, ai eu assisto pra ter uma opinião formada, mas por enquanto é isso.

    ResponderExcluir