segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Assista: O Hobbit, Uma Jornada Inesperada

Sinopse Ctrl C + Ctrl V: É sobre a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado para uma aventura épica para recuperar o tesouro dos anões, que há muito tempo foi roubado por um dragão chamado Smaug. Convidado de repente pelo mago Gandalf, o Cinzento, a entrar na aventura com mais 13 anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin. Sua viagem vai levá-los para a vida selvagem; por terras traiçoeiras cheio de goblins e orcs, wargs e aranhas gigantes, metamorfos e magos e até que finalmente Bilbo Bolseiro encontra Sméagol, onde ele ganha a posse do Um Anel, que está ligado ao destino de toda a Terra Média.
 Sobre o filme: Fiquei triste ao pesquisar e descobrir que inicialmente Guilhermo del Toro iria dirigir, mas por problemas constantes de atrasos provocados por dificuldades financeiras do estúdio, ele acabou só atuando como roterista. Eu gosto do trabalho do Del Toro, principalmente em "Hellboy". Aliás, o ator que faz o HellBoy teria u m papel, se Del Toro tivesse permanecido na direção. Os filmes da trilogia foram gravados todos juntos. Me surpreendeu ver Frodo, Elrond, Galadriel, Gandalf e o próprio Bilbo. Não sabia que o Frodo estava nele. Segundo nosso colega de blog, "grandesfilmes" nem todos realmente aparecem no livro.
Cena com Trolls: se você assistir ao primeiro Senhor dos Anéis, esses mesmos Trolls petrificados aparecem
 Opinião: Sinceramente, como não li o livro, eu não esperava muita coisa, mas gostei muito. É bem melhor quando não temos muita expectativa, porque a decepção não é tão grande. Tem um clima bem alegre no começo, quando somos apresentados ao Bilbo mais velho, escondendo seus tesouros dos parentes que estão chegando para a festa do seu aniversário (exato ponto onde começa o primeiro Senhor dos Anéis). Frodo também aparece com o ar jovial e brincalhão. 

Sessenta ano antes, somos apresentados ao Gandalf, que Bilbo ainda não conhecia. Por razões que nem Gandalf sabe dizer, o escolheu para ajudar um grupo de anões a recuperar sua fortaleza, o lugar que eles chamavam de lar, até um enorme dragão tomar conta, já que dragões aparentemente gostam de ouro, e a caverna deles estava repleta dele. 

Infelizmente, eu assisti dublado, não sei porque não colocaram o filme legendado. Sendo assim, fui obrigada a ouvir o Smeagol falando como o Pato Donald misturado com o Patolino.

Outra coisa que fiquei meio chocada foi com a classificação etária. Não acho suficiente ser de dez anos. Quem faz a classificação assiste os filmes? Tem filhos? Tem cenas de guerra, mortes, sangue, gritaria! Quando fui ao cinema assistir, vi várias crianças. Não sei se os pais compraram os ingressos achando que é filme infantil, se ignoraram a idade que consta no cartaz, se os pais que querem ver e não tem com quem deixar os filhos... Eu fui com meu marido, e deixei nossa filha com minha mãe. Pronto! Minha filha não vai ficar traumatizada pro resto da vida. Isso não é filme pra criança! Trinta minutos iniciais são mais lights, e esse foi o tempo que as crianças menores duraram na sala. Vi vários pais levantando e indo embora. 

Bem feito que gastaram com os ingressos, assim eles aprendem a levar a sério a idade no cartaz, e levam as crianças pra assistir filme de criança. Quando tinha matança, eu só conseguia pensar no trauma delas... Lastimável! O que sobrou de efeito e história, faltou de bom senso!

Gostei da escolha do ator Martin Freeman, que sou fã desde "O guia do mochileiro das galáxias", no papel de Bilbo. A boa nova é que será uma trilogia, onde o próximo terá o nome "O Hobbit: A desolação de Smaug" com lançamento previsto para 12 de dezembro de 2013 e "O Hobbit: Lá e de volta outra vez" em 18 de julho de 2014. Pior que acaba em uma parte que você quer muito ver... Super recomendo!

Nota: 10   

2 comentários:

  1. Tem uma confusão de informações aí. Os três filmes que estão sendo gravados juntos são os 3 do O Hobbit. Assim como os três do O Senhor dos Anéis foram gravados juntos, há 12 anos.
    Os atores de O Senhor dos Anéis foram convidados para fazerem participações especiais agora, em O Hobbit, exceto Gandalf e Elrond, que realmente apareceriam na história, segundo o livro.
    Galadriel, Saruman, Frodo, o Bilbo velho, nenhum deles aparecem realmente no livro do O Hobbit.
    Ah... e o Pato Donald misturado com Patolino é invenção do Guilherme Briggs, que se acha o maior dublador do universo e acaba sempre forçando a barra...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Fiquei mesmo confusa quando fui buscar mais informações, e confesso que fiquei na dúvida mesmo. Vou fazer uma errata acima. E como não li o livro, também não sabia quem aparecia ou não. E dubladores que inventam moda, só tendem a marcar um personagem, ou pra melhor, ou pra pior...

    ResponderExcluir